domingo, 2 de julho de 2017

Sobre meu futuro profissional e pessoal, estou perdida

Hoje recebi uma mensagem de muita felicidade de uma das pessoas mais importantes da minha vida, minha amiga decidiu ser ARQUITETA!. Eu fiquei muito feliz por ela, essa semana mesmo estávamos conversando sobre nossas dúvidas, sobre o que queríamos fazer e como tinha tantas incertezas na nossas cabeças, tudo que ela me falava eu sempre respondia: "Bia você tá muito eu!"

Ela se decidiu e eu fiquei feliz por ela,  mas enquanto ela falava sobre a conversa que teve com sua mãe para eu quase chorei, sabe quando seus olhos ficam brilhantes e sua garganta pesada, e falando para elas que me sentia perdida, minhas amigas já sabendo o que querem da vida, eu você não,  eu quero demais mas não sei a ordem e não sei bem o que é. Uma parte da conversa eu falei: Vocês se conseguem imaginar daqui 10 anos? uma delas me respondeu como se imaginava, em seguida eu respondi, eu não consigo me imaginar...

Quando entrei no ensino médio em 2015 eu tinha certeza do que queria ser, era veterinária, mas o ele me trouxe uma nova profissão o biologia. Percebi que o veterinário cuida apenas dos bichinhos doente, já o biólogo esta com ele para sempre nos momentos bons e ruins, eu percebi que não queria apenas cuidar de um gato ou um cachorro em uma clínica, eu queria estar no meio do mato olhando insetos, plantas,  aves, todos os outros seres que vivem lá. Veterinária era algo que eu recebia apoio da família mas quando falei que não queria ser mais aquilo e sim Bióloga, as pessoas não curtiram minha decisão(ser professora), mas essa profissão não só se baseia nisto.

Então a Medicina veterinária não existia mais no meu coração, em falar em medicina, já falei que NÃO VOU SER MÉDICA. Pessoas, parem com isso, parem de apenas valorizarem um médico, um advogado, um engenheiro, nenhuma profissão é menos digna que a outra, o que vale é o amor que você tem por ela e só você sabe. O que adiantaria eu fazer medicina e achar o curso um saco, eu não quero passar 6 anos estudando algo e depois passar 2 anos me especializando em pediatria, meu coração não bate tão forte para isso, desculpa. Eu sei que tem gente que ama esse curso de paixão, esse alguém não é eu.

Em 2016 acabei pensando em moda, não que eu queira ser uma estilista, eu só queria estudar as roupas das décadas passadas, seculos, acho fascinante. Se Bio o pessoal não curtia, já deu pra imaginar moda né. Pensei em outras coisas como gestão ambiental, era algo parecido com Bio, não tem bichinhos mas eu curti o curso, mas espera, gestão, não acho que não seja para minha pessoa isso.

Então 2017 chegou, como nunca tinha pensado nisto, Psicologia eu gostei da grade curricular, e gostei ainda mais pois meu professor de Português deu aula para uma turma de psicologia, e eu fiquei pensando sera que terei algo parecido com a literatura neste curso?. Tenho que pesquisar mais, mas tudo que pesquisei eu gostei, confesso ser uma leiga em Freud, e não me pergunte sobre outros mas eu gostei do curso e como posso atuar na área. Também penso em Pedagogia, em 2017 abri mão de Bio, é fato que tudo que imaginei sobre ele não me remete a algo não tão real. Uma coisa que me deixa triste é que eu mesmo fico com a língua presa quando falo que pedagogia é um dos cursos que penso, ninguém valoriza nem mesmo o país e os pais.

Eu sempre quis ser professora, desde pequena, eu tenho ate uma ilustração sobre minhas profissões, um dia vou tirar foto e coloco aqui nesta postagem, junto havia que também queria ser artista, acontece que não tenho talento nenhum, só na minha mente, acho que nem nela!

Falam que o mercado de psicologia esta saturado, falam que ser professora não é valorizado e se você for trate de casar com um homem bem de vida, mas não quero ser dependente de ninguém, e porque a realidade tem que ser essa, professor é uma das profissões mais lindas, meu coração bate forte quando passo pelo andar infantil da escola e tem aquelas crianças.

Eu também queria dar aula para ensino medio, conviver com adolescentes, assim como eu incertos outros certeiros, estar em meio a eles, mas para isso teria que escolher um curso especifico, não pedagogia, mas biologia eu não penso mais, eu acho que eu só gosto de animais insetos e mato, não que eu tenho que seguir carreira nisso, então pensei em letras. Eu queria só estudar literatura mas aqui no Brasil não tem esse curso, só junto com gramatica, não sei muito a fundo, queria estudar também literatura francesa pois tem autor que gosto muito, e a literatura tem algo de teatral nela.

Teatro, eu sou horrível na atuação, droga de timidez. Se ser professora o pessoal não apoia imagina artes cênicas, eu pensei a eu posso só fazer um curso de teatro acho que seria suficiente, mas não quero só aprender a atuação, quero saber a história do teatro como tudo acontece não só no palco, em relações ao teatro eu tenho um sonho mas não me sinto bem para falar ele agora.

Pensei ate em cinema, que remete ao mesmo sonho que não quis falar ali em cima. É que é assim, eu gosto de filmes de musicais, meio magico, meu ponto de vista, e eu queria aprender, estudar, isso já seria suficiente para mim, mesmo eu nunca podendo atuar em um, mas isso não me impede de entender.

Quando as pessoas falam o que eu quero fazer eu falo psicologia ou talvez pedagogia, mas entendam eu queria tanto fazer essas outras coisas que falei, pensei em fazer apenas um curso de costura mas quero ter a teoria sobre a história da moda, pensei em fazer curso de teatro mas não quero só saber como ser uma atriz, quero cinema para fazer os clipes que apenas pertencem a minha mente,e também tornam os meus vídeos caseiros não caseiros. Eu acho que eu to totalmente perdida e estou escutando uma música no piano estou com vontade de chorar pois quero tanto mas parece que tudo escapa das minhas mão. 

Entenderam o que estou passando, eu quero coisas, e muitas, e diferentes. Isso nem é tudo, eu queria fazer um curso de dança, voltar a nadar, viajar o mundo, abrir uma loja mas agora não tenho dinheiro para isso, e nem sei a ordem das coisas.

Estou no ultimo ano do ensino médio, estamos literalmente na metade do ano, eu sei que não preciso decidir agora o que quero para minha vida, meus pais mesmo não acabaram o colégio e foram para a faculdade, mas eu queria, mas ao mesmo tempo acho que talvez não esteja preparada para faculdade e quero apenas juntar dinheiro e fazer coisas que tenho vontade de fazer, eu sinto o peso do mundo nas costas.

Meus sonhos são ocultados, não estou falando detalhadamente, não tirem conclusões precipitadas! 

Estou um pouco cansada, se você estiver vendo isso agora, perdoa algum erro eu não revisei nada...

Depois escrevo melhor, o sono esta tomando conta do meu ser.

Estou com medo e assustada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, quero saber o que você achou!