segunda-feira, 20 de março de 2017

Responsável só aos 21?

Nessas últimas semanas estava  eu com uma grande desejo, talvez um sonho, apadrinhar uma criança ou um adolescente, falei que quando eu fizesse 18 anos, no caso 2018, e tivesse um pouquinho de condição, seria madrinha de alguma criança de abrigo. Tentar fazer a diferença na vida dessa pessoa, ser alguém que ela possa pedir auxílio, carinho, atenção; mas além disso, alguém que eu poderei contar histórias e ensinar valores para a vida toda.

Não é algo simples, existe grandes responsabilidades. No apadrinhamento existem limites a serem traçados, não é uma adoção, mas você estará lidando com uma criança que já sofreu antes. Hoje estava pesquisando sobre o assunto e achei uma matéria interessante que me respondeu algumas questões, aqui vai uma parte:

As crianças aptas a serem apadrinhadas têm, quase sempre, mais de dez anos, e, portanto, chances remotas de adoção. Na entrevista, Penha esclarece alguns mitos em torno do apadrinhamento, como o de que a criança ficará frustrada por não ser adotada pelo padrinho, ou ainda de que o apadrinhamento consistiria em uma ajuda financeira. 
“A pessoa se tornará uma referência na vida da criança, mas não recebe a guarda. O guardião continua sendo a instituição de acolhimento”, afirmou. Segundo ela, para que ocorram as saídas de fim de semana, os técnicos do abrigo vistoriam antes se a casa do padrinho é um ambiente familiar seguro, bem inserido socialmente. Para viagens e férias, é preciso a autorização da vara de infância. “Precisa ter responsabilidade. A criança que não teve vínculos precisa de previsibilidade, constância, não alguém que só apareça no Natal ou no Dia das Crianças”, afirmou. 


caso queira ler a matéria completa, acessem o site: CNJ

Porém acabei descobrindo que só é possível se for maior de 21 anos, ou seja ainda vai levar um tempo para eu poder fazer isso, até lá muita coisa pode mudar. Mas se alguém se sentir tocado e poder se comprometer, vá enfrente, tenho certeza que isso ira mudar o seu interior e além do mais, a vida de alguém. É, talvez eu ainda seja imatura para isso, mas não custa nada sonhar.

Nota: no meu caso eu ainda não posso, mas eu acho que deve ter algum outro meio, alguma coisa  que eu possa fazer hoje.

Alguns links:

✼❁✼

Quando eu pensar em um título melhor eu mudo :/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, quero saber o que você achou!